Exercíos de Conjuntos

1 (UF-Viçosa) Dados os conjuntos: A = { x/x é um número par}, B = {x/x é número inteiro} e C = {x/x é um número impar}, a afirmativa FALSA é:
a) (B U C) A = B
b) (A B) U C = B
c) (B C) U A = B 
d) (A U C)  B = B
e) (A U B) U C = B

2 (PUC-Sp) Se A, B e A೧B são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos, respectivamente, então o número de elementos do conjunto AUB é:
a) 10
b) 70
c) 85
d) 110
e) 170

3 - (Cesep- Pe) Numa universidade são lidos apenas dois jornais, X e Y. 80% dos alunos leem o jornal  e 60% , o jornal Y. Sabendo-se que todo aluno é leitor de pelo menos um dos jornais, assinale a alternativa que corresponde ao percentual de alunos que leem ambos:
a) 80%
b) 14%
c) 40%
d) 60%
e) 48%

4 - (Fatec - Sp) Se A = {x/xƐZ, -3<x<2} e B = {x/x ƐN, x^2<16}, então (AᑌB) - (AᑎB) é o conjunto:
a) {-2, -1, 0, 1, 2, 3}
b) {-2, -1, 2, 3}
c) {-3, -2, -1, 0}
d) {0, 1, 2, 3}
e) {0, 1}

5 - (Vunesp) Numa classe há 30 alunos, 16 gostam de Matemática e 20 gostam de História. O número de alunos que desta classe que gostam de Matemática e de História é:
a) exatamente 16
b) exatamente 10
c) exatamente 18
d) no máximo 10
e) no mínimo 6

6 - (FGV-Sp) Uma empresa entrevistou 300 de seus funcionários a respeito de três embalagens: A, B e C, para o lançamento de um novo produto. O resultado foi o seguinte: 160 indicaram a embalagem A; 120 indicaram a embalagem B; 90 a embalagem C; 30 indicaram as embalagens A e B; 40 indicaram a embalagem A e C; 50 indicaram a embalagem B e C; e 10 indicaram as 3 embalagens. Dos funcionários entrevistados, quantos não tinham preferencia por nenhuma das 3 embalagens?
a) Os dados são incorretos; é impossível de calcular.
b) Mais de 60.
c) 55.
d) menos de 50.
e) 80

" A essência da matemática reside na sua liberdade" -  George Cantor


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